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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53672

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Título: Análise da relação entre as concepções de ensino e treino com as intervenções pedagógicas no treino de futebol profissional: um estudo preliminar
Autor(es): SILVA NETO, José Antônio da
Palavras-chave: Futebol; Treinamento esportivo; Pedagogia esportiva
Data do documento: 13-Jul-2015
Citação: .
Abstract: Objetivo geral: o presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre as concepções de ensino e treino do treinador de futebol com as intervenções pedagógicas no decorrer dos treinos. Objetivos específicos: identificar a formação específica e o modelo de jogo defendido pelo treinador; o conteúdo substantivo transmitido; quando, como e a quem são direcionados; a natureza das tarefas instrucionais propostas; bem como a relação aos conteúdos substantivos de feedback pedagógico e a alteração da natureza das tarefas instrucionais e dos conteúdos substantivos de feedback pedagógico durante os treinos. Materiais e métodos: para este estudo recorremos a dois treinadores de equipes da série A do Campeonato Pernambucano de Futebol, com experiência desportiva considerável ao nível de treinamento profissional. O estudo adotou uma entrevista semi-estruturada, a fim de compreender os aspectos conceituais, situacionais e contextuais que podem influenciar a intervenção pedagógica do treinador nos treinos, bem como a aplicação de um instrumento de observação sistemática, de modo a obter o perfil de intervenção pedagógica do treinador no processo de ensino-treino-aprendizagem dos conteúdos substantivos do futebol. Resultados e conclusão: Treinador I (T I) apresenta uma relação coerente entre a sua intervenção pedagógica com as suas concepções de ensino e treino, enquanto que não acontece o mesmo com o treinador II (T II); os dois treinadores transmitem as informações mais de caráter tático (natureza do conteúdo); T I e T II emitem as ideias de forma generalizada, sob o feedback prescritivo e encorajamento, respectivamente; ambos transmitem as informações principalmente para os jogadores individuais; as tarefas de aplicação e refinamento são as mais utilizadas pelos treinadores, respectivamente; na intervenção do T I há uma relação de compromisso entre a natureza do conteúdo e aos dos exercícios apresentados, não sendo visto o mesmo com T II.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53672
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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